quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Secretaria de Educação de Governador Nunes Freire (MA) desenvolve projeto para aproximar famílias e escolas

O projeto Coordenadores de Pais é a nova aposta da Secretaria Municipal de Educação (SME) de Governador Nunes Freire, no Maranhão, para incentivar a interação família-escola-comunidade no município. Entre outras funções, os coordenadores de pais têm como atribuições acolher os pais de alunos nas instituições de ensino, tirar dúvidas e orientar os familiares sobre como participar mais efetivamente do cotidiano escolar dos alunos.

Coordenadoras de pais que vão atuar em escolas de
 Governador Nunes Freire
Para capacitar as coordenadoras de pais contratadas pela SME de Governador Nunes Freire, a Escola Municipal Hamilton Werneck sediou, nos dias 15 e 16 de fevereiro, a I Formação de Coordenadores de Pais, organizada pela professora Maria Elenilda de Araújo Silva, educadora responsável pelo projeto. A atividade contou com participação dos gestores das escolas municipais Vitoria Silva Bastos, Governador Nunes Freire, Chapeuzinho Vermelho e Hamilton Werneck, que serão beneficiadas pelas ações dos coordenadores.

“O coordenador de pais não é professor dos alunos, mas um adulto que ajuda a escola a garantir que os alunos saibam que há muita gente prestando atenção neles”, esclarece o mobilizador Jarivânio Alencar, autor de blog sobre a cidade de Governador Nunes Freire e região. Confira, abaixo, algumas funções dos coordenadores de pais:

  • auxiliar o diretor e a escola na organização de reuniões de pais para aumentar a frequência e a participação dos familiares;
  • atender pais que procuram a escola, intermediando o contato com a diretoria da instituição;
  • conduzir visitas aos domicílios e locais de trabalho dos pais e promover encontros em espaços comunitários do bairro a fim de auxiliar pais no acompanhamento e apoio ao desempenho dos filhos e as necessidades da escola;
  • organizar eventos (oficinas, palestras) na escola com temas de interesse dos pais;
  • estar presente no portão na hora da entrada e saída dos alunos, bem como circular pela escola durante os intervalos e hora da merenda;
  • buscar identificar pais da comunidade que podem se tornar importantes voluntários e parceiros do dia a dia da escola;
  • desenvolver atividades que auxiliem diretores e professores na manutenção do espaço físico e da disciplina.

 Leia mais sobre o projeto no blog do mobilizador Jarivânio Alencar. 

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