quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Lideranças sociais e órgãos públicos mobilizam comunidade pela Educação em Apucarana (PR)

Melhorar a qualidade da educação oferecida nas escolas públicas depende do esforço e da colaboração de todos, não só dos educadores e do poder público. Essa foi a principal conclusão dos participantes da Oficina de Formação de Mobilizadores Sociais pela Educação em Apucarana (PR), realizada na segunda-feira, 6 de fevereiro, e que contou com a presença de representantes de órgãos públicos e de diversos setores sociais do município paranaense.

Representante do MEC, Sérgio Maia, conduziu a Oficina
Organizada pela Autarquia Municipal de Educação (AME) da Prefeitura de Apucarana e conduzida pelo representante do Ministério da Educação, Sérgio Benedito Maia, a atividade de formação reuniu profissionais das secretarias Estadual e municipais de Educação e das escolas de suas redes; membros de conselhos – tutelares, estaduais e municipais de Educação, da Criança e do Adolescente; além de titulares do Ministério Público, empregados e colaboradores de empresas, lideranças religiosas, membros de associações comunitárias, de bairros e de trabalhadores.

A presença de representantes de diversos segmentos sociais na Oficina demonstra a preocupação do município com a Educação e a compreensão da importância do envolvimento de todos em prol da melhoria do ensino público. “A Educação é uma missão de toda a sociedade, de cada cidadão. O poder público sozinho não consegue fazer tudo. Esta Oficina certamente contribui para o sucesso da Educação em Apucarana, pois uma sociedade mobilizada desperta em todos a importância do conhecimento, transforma positivamente a realidade de qualquer comunidade”, refletiu o prefeito de Apucarana, João Carlos de Oliveira. 

Evento estimulou a troca de experiências entre os participantes
Participaram do evento de formação, ainda, membros de organizações não governamentais (ONGs) e de entidades de representação, além de técnicos que atuam em programas governamentais voltados ao atendimento às famílias, como o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e o Programa de Saúde da Família (PSF), bem como demais interessados em aproximar família e escola.

Com informações da Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Apucarana (PR).

Fotos: Edson Denobi


Oficina de Formação de Mobilizadores

Durante as Oficinas de Formação de Mobilizadores Sociais pela Educação, entre outras informações, os participantes tomam conhecimento sobre os avanços e desafios da Educação no município e no País e são orientados a consultar e a divulgar indicadores como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Por meio do trabalho com a cartilha Acompanhem a vida escolar dos seus filhos e com base no Plano de Mobilização Social pela Educação (PMSE), os mobilizadores recebem orientações sobre como conscientizar a comunidade em que atuam a respeito da contribuição da interação entre familiares e educadores para a melhoria da qualidade da Educação. São, também, estimuladas a troca de experiências entre os participantes e a elaboração de um plano de ação que leve em consideração as particularidades sociais e educacionais do município.

Nenhum comentário: