segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Mobilizadores de Planaltino (BA) definem plano de ação de incentivo à interação família-escola

Mobilizadores discutem o Plano de Ação municipal
Membros do Comitê de Mobilização Social pela Educação de Planaltino (BA) reuniram-se na última sexta-feira, 3 de fevereiro, para consolidar o Plano de Ação que será desenvolvido no município com o intuito de incentivar a interação entre familiares, educadores e comunidade. Após debate sobre o conteúdo do Plano e avaliação das ações desenvolvidas recentemente com o apoio do Comitê, como o mutirão de matrículas, os integrantes do grupo definiram a versão final do documento, que vai pautar a atuação dos mobilizadores na cidade.

Entre outros dados, o Plano de Ação de Planaltino apresenta um diagnóstico sobre os principais desafios e obstáculos que dificultam a participação efetiva dos pais no cotidiano escolar dos alunos. A partir desse diagnóstico, foram elaboradas estratégias e sugestões de atividades para motivar o envolvimento dos familiares e da comunidade na vida escolar de crianças e adolescentes.

A exposição do Plano foi realizada pelo secretário municipal de Educação e membro do Comitê, Renê Silva, que enfatizou a colaboração de todos os integrantes do grupo para a elaboração do documento, bem como o apoio de técnicos de diversas secretarias da Prefeitura de Planaltino. A primeira versão do Plano de Ação foi discutida no dia 16 de janeiro.

Mutirão de matrículas

O prefeito de Planaltino, Joseval Braga, também participou
da reunião
Além de consolidar o Plano de Ação municipal, a reunião do dia 3 de fevereiro também teve como objetivo avaliar os resultados do mutirão de matrículas, realizado em Planaltino de 17 a 27 de janeiro. A síntese da atividade foi apresentada no encontro por um dos coordenadores do mutirão e membro do Comitê local, professor Marcos Paiva.

Durante o mutirão, quatro equipes de educadores e membros do Comitê de Mobilização de Planaltino visitaram todas as casas do município para realizar matrículas nas escolas da rede pública da cidade, inclusive na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA). A ação também subsidiou a elaboração de relatórios sobre a situação socioeconômica de famílias em situação de vulnerabilidade social e o encaminhamento dessas famílias às secretarias de Saúde e Assistência Social.

Com informações do blog Educa Planaltino.

Nenhum comentário: