Oficina de Formação de Mobilizadores realizada em Apucarana |
Escola Municipal Senador Marcos de Barros Freire
A diretora da EM Marcos de Barros Freire, Lucelene Palogan, conta que, ao assumir a gestão da escola, em 2009, fez um diagnóstico sobre a situação social da comunidade em que a unidade de ensino está inserida e pesquisou o que poderia ser feito para tornar o ambiente escolar mais atraente e acessível aos alunos e seus familiares.
Para incentivar a participação da comunidade, a diretora mudou os horários das reuniões de pais e mestres para adequá-los à rotina dos familiares, convidou especialistas para introduzir a Escola de Pais e envolveu as famílias no planejamento de atividades da escola. Lucelene ressalta, ainda, a contribuição de entidades religiosas no processo de aproximação entre escola, família e comunidade.
Escola Municipal Karel Kober
A colaboração de profissionais da Saúde foi destaque no relato da diretora da Escola Municipal Karel Kober, Iris Deid Saragoza Fermino. Durante a atividade conhecida como Dia da Saúde, Iris conta que, além de realizar exames e esclarecer dúvidas com médicos e enfermeiros, os pais e a comunidade também interagiram com educadores da instituição de ensino.
Escola Municipal Fábio Henrique da Silva
Parcerias com pais, empresas, instituições religiosas, entre outros, foram enfatizadas pela diretora da Escola Municipal Fábio Henrique da Silva, Marisa Nunes Milliati, como a principal estratégia da unidade de ensino para promover o diálogo entre a escola e a comunidade e contribuir para a melhoria do ensino oferecido pela instituição.
Escola Municipal Vereador José Ramos de Oliveira
A diretora da EM Vereador José Ramos de Oliveira, Elsa Teresinha da Cunha Maranho, relatou que, por meio de mobilização da comunidade, foi possível montar uma turma de Educação de Jovens e Adultos (EJA) na unidade de ensino no ano passado. A gestora também ressaltou que a mobilização contribuiu para que os alunos se sentissem valorizados. “Os alunos da EJA perceberam a importância que eles tinham na escola, ou seja, a demonstração que eram educandos como os outros e tinham os mesmos direitos e um tratamento igualitário dentro da escola e comunidade escolar”, contou a diretora.
Com informações da Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Apucarana (PR).
Nenhum comentário:
Postar um comentário