quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Mobilização chega à região tocantinense do Bico do Papagaio

Participantes da Oficina em Darcinópolis (TO).
Lideranças sociais e autoridades interessadas em discutir os desafios da Educação e pensar prioridades para garantir a lógica do direito de aprender em seus territórios participaram da Oficina de Formação de Mobilizadores Sociais pela Educação, atividade realizada nos dias 13 e 14 de fevereiro, em Darcinópolis, município tocantinense localizado na região do Bico do Papagaio.

Além do município sede do evento, a Oficina reuniu mobilizadores das cidades tocantinenses de Aguiarnópolis, Palmeiras do Tocantins e Babaçulândia e do município maranhense de Estreito.

As exposições da Oficina foram conduzidas pelo representante do MEC, Sérgio Benedito Maia, que também acompanhou as apresentações das boas práticas de Mobilização Social pela Educação desenvolvidas nos municípios representados no evento.

Representantes de secretárias de educação e de órgãos das áreas de cultura e esporte, diretores de escolas e professores, conselheiros tutelares e do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), assistentes sociais, lideranças do segmento religioso e profissionais da saúde acompanharam a atividade de formação que facilitou discussões sobre a importância da Interação família-escola-comunidade para a melhoria do desempenho escolar dos alunos e da qualidade da Educação.

Atividade de planejamento da Mobilização.
“A participação de representantes de setores diversos demonstra a vontade e a força mobilizadora tocantinense”, pondera a gerente técnica do Gaia Social, Érika Pioltine Anseloni. Organização não governamental que atua há mais de 22 anos na área Desenvolvimento Sustentável no Brasil, o Gaia Social promoveu o evento em parceria com o Consórcio Estreito Energia (CESTE) e o Ministério da Educação (MEC).

Ao final da programação, os participantes se reuniram para planejar e, na sequência, expor as ações programadas para 2012 em seus municípios, incluindo a formação de Comitês de Mobilização Social pela Educação. O município de Estreito (MA) se comprometeu em fortalecer as ações iniciadas em 2011, após a realização da oficina na cidade no mês de junho.

Oficina em Barra do Ouro (TO)

Oficina semelhante é concluída nesta sexta-feira (16), no município de Barra do Ouro, também no Tocantins. Com atividades iniciadas na quinta-feira (15), o evento reúne mobilizadores de outras sete cidades do Tocantins e uma do Maranhão.
Com informações de Érika Pioltine Anseloni, gerente técnica do Gaia Social.

Nenhum comentário: