quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Smed de Presidente Prudente orienta rede de ensino a incentivar aproximação entre famílias e educadores

A Secretaria Municipal de Educação (Smed) e o Comitê Mobilização Social pela Educação de Presidente Prudente, em São Paulo, orientaram as escolas da rede a promoverem ações de incentivo à interação família-escola-comunidade neste mês de fevereiro. Estimulada pela Campanha de Mobilização na volta às aulas do Ministério da Educação (MEC), a orientação às unidades de ensino foi reforçada por meio de documento encaminhado pela secretária municipal de Educação, Ondina Barbosa Gerbasi, aos diretores das escolas municipais.

A ação da Smed/Presidente Prudente neste início de ano letivo deu continuidade ao trabalho desenvolvido pelo seu Setor de Ações Complementares (SACE) nos anos anteriores e que consistiu na mobilização das famílias de alunos para a maior participação na rotina de estudos dos filhos. Essa abordagem junto aos pais e às mães tem sido apoiada no conteúdo da cartilha Acompanhem a vida escolar dos seus filhos.

O documento encaminhado pela Smed/Presidente Prudente ressalta aos gestores das escolas a importância da utilização dessa publicação em atividades que reúnam os responsáveis pelos estudantes. “Esse material foi elaborado pelo MEC com a finalidade de reforçar a importância dos pais participarem da vida escolar de seus filhos e foi distribuído nas oficinas de mobilização social pela educação e nos encontros de famílias e educadores realizados pelo SACE e o Comitê de Mobilização, no CEFORPE em 2011”, lembra Ondina Gerbasi no documento.

Acompanhe outros trechos do documento:

“Considerando que todas as unidades escolares contam com esse material, encaminharemos, via caixinha, três exemplares da cartilha para que as escolas utilizem como referencial para este trabalho.

Para o desenvolvimento dessa ação será necessário o envolvimento e apoio de todos os profissionais da escola, o que sabemos da viabilidade, haja vista o empenho de todos no ano de 2011.

A sugestão é que os gestores organizem com seus profissionais (professores, educadores, serviços de apoio) formas de trabalhar de maneira clara as dicas e sugestões propostas na cartilha, para que os familiares possam colocá-las em prática, sabendo que, quando os pais participam, os filhos aprendem mais e melhor. Lembramos que, de acordo com os artigos 55 e 129 do ECA, os pais têm o dever de matricular seus filhos e acompanhar sua freqüência e aproveitamento escolar.

Os momentos da acolhida dos alunos/pais pelos profissionais, a realização da entrevista inicial, bem como a primeira reunião de pais, são fundamentais para disseminação destas informações.

Cada unidade deverá procurar a melhor forma de orientar as famílias, esclarecendo que a escola pública é direito, mas que a parceria com as famílias é de fundamental importância.

O empenho dos familiares e da escola implicará na melhoria da qualidade da educação para nossas crianças e nossos jovens.

Ondina Barbosa Gerbasi
Secretária Municipal de Educação de Presidente Prudente”

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