sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Norte do Tocantins e Sul do Maranhão vão reforçar incentivo à interação família-escola-comunidade

Oficina de Formação de Mobilizadores em Barra do Ouro
Oficinas de Formação de Mobilizadores Sociais pela Educação realizadas nesta semana em Darcinópolis e Barra do Ouro, na região tocantinense do Bico do Papagaio, estimularam as lideranças sociais e os gestores da educação pública de municípios do Norte do Tocantins e do Sul do Maranhão a promoverem ações direcionadas à melhoria da qualidade do ensino público em ambas as regiões. As Oficinas foram organizadas pelo Consórcio Estreito Energia (CESTE) e o Gaia Social*1, em parceria com o Ministério da Educação (MEC).

Encerrada nesta quinta-feira, 16 de fevereiro, a atividade de formação sediada em Barra do Ouro (TO) contou com a participação de cerca de 70 mobilizadores que representaram, além da cidade sede, os demais municípios tocantinenses Goiatins, Filadélfia, Tupiratins, Itapiratins e Palmeirante e o maranhense, Carolina. Houve colaboração, ainda, de todos os municípios na organização logística da Oficina.

Após exposições do representante do MEC, Sérgio Benedito Maia, sobre o Plano de Mobilização Social pela Educação (PMSE) coordenado pelo ministério e a respeito das ações de incentivo à interação família-escola-comunidade que têm se desdobrado em todo País em função desse projeto, os participantes da Oficina em Barra do Ouro elaboraram uma série de propostas para reforçar, no Norte do Tocantins e no Sul do Maranhão, o incentivo ao envolvimento da sociedade e das famílias em iniciativas voltadas à garantia do direito de aprender.

Certificados de participação na Oficina
Para colocar em prática as estratégias definidas durante a Oficina, voluntários, lideranças sociais e gestores públicos de ambas as regiões vão se organizar em Comitês de Mobilização Social pela Educação para impulsionar a interação família-escola-comunidade nos sete municípios representados do evento. 

A Oficina em Barra do Ouro foi acompanhada por técnicos de prefeituras e de secretárias de Educação, secretários de Educação, professores, diretores de escola, agentes de leitura, assistentes sociais, psicólogos, conselheiros tutelares, membros da Pastoral da Criança, representantes da colônia de pescadores e de organizações não governamentais, membros de associações de produtores rurais, universitários e líderes religiosos.

*1 – O Gaia Social é uma organização não governamental que atua há mais de 22 anos na área Desenvolvimento Sustentável no Brasil.

Nenhum comentário: