sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Famílias de Serra (ES) participam de exposições sobre a cartilha Acompanhem a vida escolar dos seus filhos

Reunião na CMEI Antonio Laia
A mobilizadora Márcia Saraiva Prudêncio, de Serra, no Espírito Santo, vem recebendo convites de profissionais de várias escolas públicas do município para apresentar a cartilha Acompanhem a vida escolar de seus filhos às famílias dos alunos. No dia 3 de março, ela vai dialogar sobre o conteúdo da publicação com pais e mães na Escola Municipal de Ensino Fundamental Altair Siqueira. Ainda em março, no dia 23, exposição semelhante será realizada no Lar Batista.

As apresentações nas unidades de ensino tiveram início após outro convite feito pela juíza da 2ª Vara da Infância e Juventude, Janete Pantaleão, para que a mobilizadora expusesse a publicação durante reunião dos integrantes da Rede de Proteção à Criança e ao Adolescente, no dia 2 de fevereiro.

“A juíza Janete Pantaleão iniciou um trabalho, em fevereiro de 2008, denominado Rede de Proteção à Criança e ao adolescente, integrando representantes de diversas secretarias e entidades. Nessa instância, discutíamos, inicialmente, assuntos sobre menores infratores que estavam em liberdade assistida. Com o decorrer do tempo, outras pessoas começaram a compor a Rede, como professores, diretores, estudantes de Serviço Social e Psicologia. Começamos a tratar dos casos de alunos matriculados nas nossas escolas. Entendemos que várias questões contribuem para o fracasso escolar, principalmente a ausência da família”, relata Márcia Prudêncio.

A mobilizadora Márcia Saraiva Prudêncio integra várias instâncias sociais no Espírito Santo, entre elas, o Comitê Capixaba da Campanha pelo Direito à Educação. Ela programa articular, neste primeiro semestre de 2012, a formação do Comitê de Mobilização Social pela Educação em Serra, com a participação de representantes de vários segmentos organizados locais.

As ações atuais dão continuidade ao trabalho desenvolvido pela mobilizadora no ano passado. Em cinco de novembro de 2011, ela promoveu reunião com pais no Centro Municipal de Educação Infantil Antonio Laia, no bairro Jardim Carapina. Outra exposição foi realizada na Escola Municipal de Ensino Fundamental Antonio Vieira Rezende, no bairro Central Carapina.

Um comentário:

Marcia Saraiva Prudencio disse...

Adorei a publicação do trabalho de Serra. Isto nos estimula a trabalhar mais e mais.