quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Comitês da Região Metropolitana de São Paulo discutem estratégias para mobilizar famílias

Integrantes dos comitês de Mobilização Social pela Educação dos municípios paulistas de Barueri e Osasco e da região do ABC, que atuam com o apoio da Pastoral da Educação, reuniram-se, no dia 25 de setembro, com interessados em conhecer o Plano de Mobilização Social pela Educação. Os encontros foram realizados com o objetivo de aumentar o envolvimento da sociedade nas ações que incentivam as famílias a participarem da vida escolar dos alunos.

Barueri e Osasco


No período da manhã do dia 25, a Pastoral da Educação da Diocese de Osasco realizou o Encontro de Mobilização Educacional no município de Barueri (SP), com a presença de 45 pessoas, entre professores, pais e avós de alunos, agentes de pastorais e coordenadores de comunidades (educadores sociais). A reunião contou com exposição conduzida pela assessora especial do Ministério da Educação, Linda Goulart.

O primeiro bloco da palestra da assessora foi dedicado à apresentação dos fundamentos do Plano de Mobilização, sua lógica e os principais pontos a serem abordados nos contatos com as famílias e comunidades. Linda Goulart também enfatizou o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), a sua composição e o sistema de consulta do indicador pela internet, o que permitiu aos presentes analisar o desempenho de escolas da região.
 
No segundo bloco, os participantes interessados em aderir às ações do Comitê discutiram com as coordenadoras Vera Lúcia Lopes e Heloisa Cordeiro as diversas formas de integração aos trabalhos em curso, assim como a abertura de novas frentes.
         
Região do ABC

À tarde, educadores da região do ABC paulista participaram de palestra sobre o Plano de Mobilização e discutiram estratégias para a ampliação do trabalho em Santo André, São Bernardo, Diadema, Mauá e Ribeirão Pires. Realizado no Instituto de Teologia na Vila Príncipe de Gales, em Santo André, o evento foi coordenado pela mobilizadora Zuleika Rodrigues Silva, da Pastoral da Educação Diocesana.

Durante o encontro, a mobilizadora fez um breve relato do trabalho que vem sendo desenvolvido pelos voluntários da região, em conjunto com a Secretaria Municipal de Educação de São Bernardo.

Nenhum comentário: