quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Comitê de São Mateus discute mobilização para Zona Leste de São Paulo

Um grupo de mobilizadores do Comitê de Mobilização de São Mateus, Sapopemba e Vila Bela, bairros da Zona Leste de São Paulo, reuniu-se no último dia 25 de setembro para apresentar à coordenação do Plano de Mobilização Social pela Educação um balanço de suas atividades e discutir estratégias de ação para a região. Participaram do encontro professores, educadores sociais, membros da Pastoral da Educação e da Pastoral da Criança e moradores de Vila Bela.

Durante o encontro os mobilizadores relataram as difíceis condições de vida em comunidades do entorno e a urgente necessidade de engajar efetivamente as famílias na busca por melhores condições escolares para seus filhos. “Precisamos mostrar-lhes que lutar por uma educação de qualidade é tão importante quanto lutar por melhoramentos como saneamento, urbanização e outros serviços básicos”, enfatizou uma das lideranças presentes.

As representantes da Pastoral da Criança comentaram as possibilidades de aproveitar os contatos com as famílias para falar também sobre os direitos e deveres de cada um – mãe, pai, avós, responsáveis – em relação à vida escolar das crianças e adolescentes. Foi lembrada, também, a necessidade de se estabelecer contatos com s agentes de saúde, para que façam trabalho semelhante.

Na ocasião, foram sugeridas e debatidas dicas para a mobilização das diversas lideranças da comunidade, engajando-as na busca pela garantia de dar a todos os moradores o direito de aprender.

Nenhum comentário: