terça-feira, 21 de setembro de 2010

Mobilizadores potiguares querem alcançar famílias de todo o estado

Envolver as famílias de alunos de redes públicas de ensino de todo o estado do Rio Grande do Norte no acompanhamento da vida escolar dos filhos, para a melhoria do aproveitamento do ensino, é o objetivo das atividades que têm sido desenvolvidas pelos mobilizadores sociais pela Educação da região metropolitana de Natal. E para incentivar a inserção de representantes de vários segmentos sociais e do poder público nestas ações, o Comitê de Mobilização local promoveu, no dia 17 de setembro, uma reunião técnica para divulgar a importância da interação família-escola.

O encontro foi realizado no Auditório Angélica Moura da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (SEEC), localizado no Centro Administrativo, em Natal. A atividade contou com participação de secretários municipais de Educação, funcionários da SEEC, profissionais da educação e da assistência social, gestores escolares, conselheiros tutelares, representantes de movimentos sociais, de organizações não governamentais e do segmento religioso.

Os participantes da reunião receberam informações da consultora MEC/OEI, Maisa Cardoso, a respeito da expansão do Plano de Mobilização Social pela Educação em todo o País e sobre a lógica de promoção da Mobilização que envolve representantes de segmentos sociais e de várias instâncias do poder público numa rede de proteção aos direitos de crianças e adolescentes, em especial, o direito de aprender.

A exposição também incluiu os instrumentos de apoio oferecidos pela equipe do Ministério da Educação (MEC) aos mobilizadores para o trabalho de conscientização das famílias. Os eventos de capacitação de mobilizadores, como oficinas e lançamentos do Plano de Mobilização, e a Cartilha Famílias, acompanhem a vida escolar dos seus filhos foram apresentados nesta etapa da reunião.

Para reforçar a importância da Mobilização da sociedade e das famílias em prol da melhoria da qualidade do ensino, foram divulgados, ainda, os sistemas de informações disponibilizados no Portal MEC para demonstrar a realidade do ensino oferecido nas escolas públicas do País. As metas traçadas para o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), em especial no Rio Grande do Norte, foram destacadas durante a reunião.

Os integrantes de comitês de Mobilização Social pela Educação da região metropolitana de Natal e os novos mobilizadores interessados em fazer parte desses grupos de trabalho foram orientados, ainda, sobre como podem elaborar seus planos de ações para atuação em conjunto. Para isso, receberam dicas sobre como mobilizar e conheceram alguns exemplos de boas práticas de mobilização social pela educação que vêm sendo desenvolvidas em diversas regiões do País.

Nenhum comentário: