quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Jaraguá do Sul (SC) incentiva interação escola-família para elevar o Ideb

Com o objetivo de incentivar a participação das famílias e da comunidade nas atividades promovidas em Jaraguá do Sul, em Santa Catarina, com a finalidade de elevar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) local, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC) aproveitou o desfile cívico militar do dia 07 de setembro para expor as ações que vêm empreendendo para melhorar a qualidade do ensino oferecido nas escolas do município.


Uma das iniciativas da Secretaria para melhorar o Ideb local tem sido a participação de professoras-articuladoras na reunião bimestral de planejamento pedagógico em todas as escolas da cidade. A mais recente ocorreu no final do mês de agosto. Por meio da orientação dessas professoras, a Secretaria tem incentivado a formação continuada dos profissionais da educação.


Nessas e em outras atividades, a SEMEC tem destacado a importância da participação da família, além representantes de setores organizados da sociedade e de órgãos públicos em ações que tenham como objetivo elevar a qualidade do ensino público. Também tem ressaltado a importância do estímulo à participação dos pais na vida escolar dos filhos para a melhoria do aproveitamento do ensino e conseqüente elevação do Ideb.

Mobilização é inserida na pauta de Encontro da Undime/SC

O balanço dessas ações foi exposto, ainda, pela Secretaria Municipal de Educação de Jaraguá do Sul, durante o Encontro Regional da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação de Santa Catarina (UNDIME-SC) realizado na cidade, no dia 23 de agosto. A Mobilização Social pela Educação foi discutida pelos participantes do evento que reuniu cerca de 150 secretários municipais de Educação de cidades das regiões adjacentes a Jaraguá do Sul, Joinville e Blumenau.

Durante o Encontro, a assessora especial do Ministério da Educação, Linda Goulart, ministrou palestra sobre o Plano de Mobilização Social pela Educação, ressaltando a importância da interação escola-família e da participação dos pais na trajetória escolar dos filhos como formas de contribuição à melhoria de indicadores como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Além dos dirigentes municipais de educação, o evento contou com a participação de representantes da Associação dos Municípios do Vale do Itapocu (AMVALI), Associação dos Municípios do Planalto Norte Catarinense (AMPLANORTE), Associação de Municípios do Nordeste de Santa Catarina (AMUNESC), Associação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí (AMFRI) e Associação dos Municípios do Alto Vale do Itajaí (AMAVI) e da Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (AMMVI).

Acesse aqui o conteúdo da apresentação da Secretaria Municipal de Educação de Jaraguá do Sul no Encontro Regional da Undime-SC.

Nenhum comentário: