quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Comitê de São Mateus discute mobilização para Zona Leste de São Paulo

Um grupo de mobilizadores do Comitê de Mobilização de São Mateus, Sapopemba e Vila Bela, bairros da Zona Leste de São Paulo, reuniu-se no último dia 25 de setembro para apresentar à coordenação do Plano de Mobilização Social pela Educação um balanço de suas atividades e discutir estratégias de ação para a região. Participaram do encontro professores, educadores sociais, membros da Pastoral da Educação e da Pastoral da Criança e moradores de Vila Bela.

Durante o encontro os mobilizadores relataram as difíceis condições de vida em comunidades do entorno e a urgente necessidade de engajar efetivamente as famílias na busca por melhores condições escolares para seus filhos. “Precisamos mostrar-lhes que lutar por uma educação de qualidade é tão importante quanto lutar por melhoramentos como saneamento, urbanização e outros serviços básicos”, enfatizou uma das lideranças presentes.

As representantes da Pastoral da Criança comentaram as possibilidades de aproveitar os contatos com as famílias para falar também sobre os direitos e deveres de cada um – mãe, pai, avós, responsáveis – em relação à vida escolar das crianças e adolescentes. Foi lembrada, também, a necessidade de se estabelecer contatos com s agentes de saúde, para que façam trabalho semelhante.

Na ocasião, foram sugeridas e debatidas dicas para a mobilização das diversas lideranças da comunidade, engajando-as na busca pela garantia de dar a todos os moradores o direito de aprender.

Associação de Moradores de Vila Kemel reúne famílias em atividade da Mobilização


Cidade Kemel é um bairro populoso na Zona Leste de São Paulo. Lá vivem 30 mil pessoas, que sentem falta de muitos serviços básicos, como escola, por exemplo. Para manter os filhos na escola, as famílias precisam matriculá-los e levá-los diariamente aos bairros mais próximos. Essas famílias participaram no dia 24 de setembro, de um encontro organizado pela Associação de Moradores de Vila kemel, onde ouviram uma palestra sobre a importância do acompanhamento da vida escolar dos filhos e dependentes. 

Quase uma centena de pais, mães, avós, tios formava uma audiência interessada, que admitia não se envolver muito com a escola e nem se interessar pelo que as crianças estavam aprendendo e como estavam aprendendo. Ao final da palestra, grande parte dos participantes assumiu o compromisso de ter uma atitude mais proativa junto aos filhos e às escolas, seguindo as orientações que vêm recebendo da mobilizadora Maria das Brotas e dos demais membros do comitê de mobilização de Cidade Kemel. 

Depois da palestra, alguns pais, mães e avós deram depoimentos sobre como acompanham a vida escolar de suas crianças e adolescentes e de como têm tido um resultado animador com essa atitude. Foram testemunhos importantes para a comunidade.

Durante o evento as representantes do Ministério da Educação que coordenam op Plano de Mobilização Social pela Educação foram homenageadas pela Associação que ofereceu, ainda, a todos os presentes, um almoço comunitário.

Comitês da Região Metropolitana de São Paulo discutem estratégias para mobilizar famílias

Integrantes dos comitês de Mobilização Social pela Educação dos municípios paulistas de Barueri e Osasco e da região do ABC, que atuam com o apoio da Pastoral da Educação, reuniram-se, no dia 25 de setembro, com interessados em conhecer o Plano de Mobilização Social pela Educação. Os encontros foram realizados com o objetivo de aumentar o envolvimento da sociedade nas ações que incentivam as famílias a participarem da vida escolar dos alunos.

Barueri e Osasco


No período da manhã do dia 25, a Pastoral da Educação da Diocese de Osasco realizou o Encontro de Mobilização Educacional no município de Barueri (SP), com a presença de 45 pessoas, entre professores, pais e avós de alunos, agentes de pastorais e coordenadores de comunidades (educadores sociais). A reunião contou com exposição conduzida pela assessora especial do Ministério da Educação, Linda Goulart.

O primeiro bloco da palestra da assessora foi dedicado à apresentação dos fundamentos do Plano de Mobilização, sua lógica e os principais pontos a serem abordados nos contatos com as famílias e comunidades. Linda Goulart também enfatizou o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), a sua composição e o sistema de consulta do indicador pela internet, o que permitiu aos presentes analisar o desempenho de escolas da região.
 
No segundo bloco, os participantes interessados em aderir às ações do Comitê discutiram com as coordenadoras Vera Lúcia Lopes e Heloisa Cordeiro as diversas formas de integração aos trabalhos em curso, assim como a abertura de novas frentes.
         
Região do ABC

À tarde, educadores da região do ABC paulista participaram de palestra sobre o Plano de Mobilização e discutiram estratégias para a ampliação do trabalho em Santo André, São Bernardo, Diadema, Mauá e Ribeirão Pires. Realizado no Instituto de Teologia na Vila Príncipe de Gales, em Santo André, o evento foi coordenado pela mobilizadora Zuleika Rodrigues Silva, da Pastoral da Educação Diocesana.

Durante o encontro, a mobilizadora fez um breve relato do trabalho que vem sendo desenvolvido pelos voluntários da região, em conjunto com a Secretaria Municipal de Educação de São Bernardo.

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Comitê de Belém cria Blog para divulgar a Mobilização

Membros do Comitê de Mobilização Social pela Educação de Belém, no Pará, realizaram, no dia 23 de setembro, o lançamento do Blog onde serão divulgadas as ações desenvolvidas pelo grupo para sensibilizar as famílias locais a respeito da importância da participação dos pais na vida escolar dos filhos. Realizado no auditório do Museu Emílio Goeldi, o lançamento do Blog contou com o apoio da Unidade Secretaria de Estado de Educação (SEDUC) na Escola (USE 04).

A criação do canal de comunicação do Comitê havia sido definida durante a II Oficina de Formação de Mobilizadores Sociais pela Educação realizada em Belém, nos dias 17 e 18 de agosto de 2010.

A programação da atividade de lançamento do Blog foi aberta pelo membro do Comitê, professor José Messiano Ramos, que é gestor da USE 04. O professor falou sobre a história de formação de Comitê de Mobilização e convidou os participantes do evento a se integrarem às ações do Comitê, desenvolvendo iniciativas de incentivo ao envolvimento das famílias no cotidiano de formação dos alunos de escolas públicas de todo o estado.

Durante o evento, o professor doutor Salomão Hage também fez exposição sobre a realidade da Educação no Brasil, enfatizando dados que desafiam os trabalhadores em educação a se mobilizarem em prol da melhoria da qualidade do ensino oferecido nas escolas públicas.

O reverendo Marcos Souza, outro representante do Comitê, também fez um relato detalhado sobre a formação do Comitê de Belém, destacando o objetivo do Plano de Mobilização Social pela Educação que é envolver as famílias dos estudantes na trajetória da formação escolar. Ele ainda expôs exemplos de boas práticas de mobilização promovidas por Comitês de outras localidades do País.

Após as exposições, o membro do Comitê de Belém e um dos principais responsáveis pela construção do Blog, Márcio Pereira, conduziu o lançamento do canal de comunicação. O Blog do Comitê de Mobilização Social pela Educação do Pará é acessado no seguinte endereço: http://comitemobilizacaopara.blogspot.com.

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Comitê de Presidente Prudente (SP) programa o I Encontro de Famílias e Educadores da Rede Municipal

Integrantes do Comitê de Mobilização Social pela Educação de Presidente Prudente, no estado de São Paulo, programam, para o dia 13 de novembro, o I Encontro de Famílias e Educadores da Rede Municipal de Ensino. A atividade será realizada no Centro de Formação Permanente de Profissionais em Educação (CEFORPP) e tem como objetivo proporcionar aos pais e profissionais da educação momento de reflexão a respeito da importância da participação dos pais na vida escolar dos filhos.

A programação do Encontro é resultado do planejamento de ações que os membros que compõem o Comitê local de Mobilização Social pela Educação iniciaram neste segundo semestre de 2010. A formação do Comitê foi divulgada pelo grupo no dia 21 de setembro.

No dia 14 de setembro, o Comitê também divulgou a Mobilização Social pela Educação durante o desfile de comemoração do aniversário da cidade. O tema foi exibido em faixas e cartazes de incentivo ao envolvimento das famílias no cotidiano escolar dos filhos.

Comitê divulga composição

O Comitê de Mobilização Social pela Educação de Presidente Prudente é formado por profissionais da educação, membros do conselho tutelar, assistentes sociais e representantes de entidades religiosas, entre outras lideranças sociais. As ações do Comitê recebem o apoio, ainda, de membros do Ministério Público de Presidente Prudente.


Leia mais sobre as ações do Comitê de Presidente Prudente no blog mantido pelos mobilizadores locais: http://www.prudentenamobilizaopelaeducao.blogspot.com/

Confira abaixo a composição do Comitê de Mobilização Social pela Educação que atua no município:

  • Alessandra de Cássia Martins da Silva – conselheira tutelar - ctutelar@recriaprudente.org.br
  • Ana Hartman – advogada - ana_hartmann@uol.com.br
  • Ana Helena Ferreira Barros – psicóloga escolar - anahelena_seduc@presidenteprudente.sp.gov.br
  • Andreia Norberto - educadora social - dreianorberto@hotmail.com
  • Aparecida Pires – advogada
  • Augusta Clébis Boa Sorte – diretora - augustacleberklebis@hotmail.com
  • Claudia Elena Prado Teles Albertoni - claudia_seduc@presidenteprudente.sp.gov.br
  • Diná Soares Rodrigues – psicóloga - dina_seduc@presidenteprudente.sp.gov.br
  • Elenice Araújo Cacciatore – professora orientadora - elenice_educ@hotmail.com
  • Irani Moreira Rezende – assistente social - irani-social@bol.com.br
  • Izabel Cristina Arcanjo Riqueti – diretora de escola – isabelarcanjoriqueti@ig.com.br
  • Janete Romera de Miranda – pedagoga
  • Luciene dos Santos Camargo – pedagoga - luciene52@yahoo.com.br
  • Maria de Fátima Barbosa dos Santos – professora - fátima.barbosa.s@hotmail.com
  • Maria José Batista Arenales – professora - mariajose.arenales@terra.com.br
  • Maria Suely Gonçalves de Oliveira – assistente social - masu_seduc@presidenteprudente.sp.gov.br
  • Marisa Valentina Fernandes Castilho - conselheira tutelar - ctutelar2@recriaprudente.org.br
  • Marlene Maria da Silva Moreira - orientadora pedagógica - lene.silvamoreira@gmail.com
  • Moacir Luis Maschia da Silva - pai de aluno - moacirmaschia64@gmail.com
  • Onaide Schwartz Correa de Mendonça - professora diretora - onaide@hotmail.com
  • Regina Ferreira Pinhal – assistente social - repinhal_seduc@presidenteprudente.sp.gov.br
  • Rosalyn Sales Nogueira Lima – conselheira tutelar - rosalyn_nogueira@hotmail.com
  • Selma Alves de Freitas Martin - educadora de saúde pública - selmamartin_seduc@presidenteprudente.sp.gov.br
  • Silvia Maria Raposo Bardy - supervisora de ensino - silviabardy_seduc@presidenteprudente.sp.gov.br
  • Simone Tomiazzi – pedagoga - ccidada@recriaprudente.org.br
  • Solange Ferreira de Jesus - assistente social - solange.juca@bol.com.br

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

São Paulo (SP) e região metropolitana reforçam ações de Mobilização

Com o intuito de fortalecer a Mobilização Social pela Educação na capital paulista e região, estão agendadas para esta sexta-feira (24) reuniões com mobilizadores das subprefeituras São Mateus, São Miguel Paulista e da Cidade Kemel, no Itaim Paulista, localizadas na Zona Leste de São Paulo. Os encontros contarão apresentações conduzidas pela assessora especial do Ministério da Educação, Linda Goulart, e pela representante da equipe de Mobilização Social pela Educação no MEC, Loide Medeiros.

A exemplo das reuniões realizadas nesta quinta-feira, dia 23 de setembro, com representantes do movimento Todos pela Educação, na Avenida Paulista, e com o Compromisso Campinas pela Educação, durante os encontros na Zona Leste, os mobilizadores vão receber orientações sobre como ampliar a Mobilização pela Educação em suas comunidades. Serão, ainda, fornecidas sugestões de ações de conscientização das famílias a respeito da importância do envolvimento dos pais no cotidiano escolar dos filhos, para a melhoria do aproveitamento do ensino oferecido pelas escolas da rede pública.

Barueri e Santo André

Encontros semelhantes serão promovidos pelos mobilizadores dos municípios de Barueri e Santo André, localizados na zona metropolitana de São Paulo, no dia 25 de setembro. Em Barueri, membros da Pastoral da Educação local convidam diretores e coordenadores de instituições públicas de ensino, entre outros profissionais da educação e demais interessados no tema, para participar de roda de conversa conduzida pela assessora especial do MEC, Linda Goulart. 

Acesse aqui o convite para a reunião dos mobilizadores de Barueri e a programação completa do evento. 

Serviço

24/09 – Reuniões na Zona Leste de São Paulo:

Horário: 10h às 12h
Local: Associação Comunitária dos Moradores da Cidade Kemel – Itaim Paulista - Rua Desembargador Flávio Torres, 40 – Cidade Kemel

Horário:  14h às 15:30h 
Local: Colégio Nova Era -  Av. Bassano Del Grappa, 39 – Jardim Vila Carrão – São Mateus.

Horário: 17h
Local: Diocese de São Miguel – Residência do Bispo Dom Manoel Parrada - Praça do Forro – S/N – São Miguel Paulista

25/09 – Região Metropolitana de São Paulo:


Horário: 8h às 11h30
Local: Salão Paroquial da Igreja Matriz São João Batista - Av. Henriqueta Mendes Gerra, 245 – Centro Barueri – SP (referência: em frente às Casas Bahia. Esta avenida fica ao longo do boulevard)

Horário: 14h30
Local: Instituto de Teologia - Avenida Príncipe de Gales, 667 – Vila príncipe de Galé Santo André-SP.

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Comitê Rio amplia Mobilização nos municípios

Membros do Comitê de Mobilização do estado do Rio de Janeiro vêm promovendo, em diversos municípios, reuniões com o intuito de intensificar as ações de incentivo à interação família-escola. A mais recente reunião foi realizada nesta segunda-feira, dia 21 de setembro, e marcou a adesão da Secretaria Municipal de Nova Iguaçu (RJ) às ações da Mobilização Social pela Educação.

Durante o encontro com a SEMED de Nova Iguaçu, o integrante do Comitê Rio e membro da Representação do Ministério da Educação no Rio de Janeiro (REMEC/RJ), David Arcenio, apresentou o Plano de Mobilização à secretária municipal de Educação, profa. Dilceia Rocha Quintela, que, segundo o mobilizador, recebeu com entusiasmo as orientações. Além da secretária de Educação, participaram da reunião o subsecretário pedagógico, professor Reginaldo Bastos e a professora responsável pelo Conselho Escolar.

A partir do contato com a SEMED, o Comitê Rio pretende estender as atividades de conscientização a respeito da importância da participação dos pais na vida escolar dos filhos a toda a comunidade escolar de Nova Iguaçu. A secretaria estuda, ainda, a possibilidade de imprimir exemplares da cartilha Famílias, Acompanhem a vida escolar dos seus filhos para subsidiar as ações no município.

Itaboraí (RJ)

Em 20 de agosto, integrantes do Comitê de Mobilização do Rio de Janeiro participaram do encontro do Conselho Escolar do município de Itaboraí, localizado na zona metropolitana da capital fluminense. Na oportunidade, o mobilizador David Arcenio apresentou a Mobilização Social pela Educação aos presentes e reforçou a parceria da Mobilização com representantes do Grupo Articulador do Fortalecimento dos Conselhos Escolares (GAFCE) e do Programa Nacional do Conselho Escolar, que também participaram do encontro.

Com informações de David Arcenio, representante da REMEC/RJ e membro do Comitê Rio.

Compromisso Campinas pela Educação promove palestra sobre Mobilização Social pela Educação

A Mobilização Social pela Educação é o tema principal da palestra que o Compromisso Campinas pela Educação (CCE) promove nesta quinta-feira, 23 de setembro, no auditório da Federação das Entidades Assistenciais de Campinas (Fundação FEAC). A exposição sobre o tema será conduzida pela assessora especial do Ministério da Educação, Linda Goulart. A programação inclui, ainda, a participação da Coordenadora do Núcleo Estratégico do Instituto Votorantim, Tatiana Guimarães, que relatará case de sucesso em nome da instituição.

A palestra é realizada com o intuito de apresentar o Plano de Mobilização Social pela Educação, iniciativa desenvolvida desde maio de 2008 pelo MEC que tem por objetivo realizar atividades de conscientização da sociedade civil, especialmente famílias e comunidades, para a importância da participação dos pais na vida escolar dos filhos. Além de exibir o Plano e os resultados já alcançados, na ocasião pretende-se evidenciar a oportunidade de estruturar um Comitê local de Mobilização Social pela Educação que desenvolva a temática em Campinas.

O evento deve reunir formadores de opinião, apoiadores do movimento, signatários, membros de Comitês do CCE e jornalistas, entre outros aliados da iniciativa e demais convidados.

O Plano de Mobilização Social pela Educação tem conquistado, entre outros segmentos, a parceria de igrejas, organizações não governamentais (ONGs), entidades de representação, empresas, secretarias municipais e estaduais de educação, fóruns dos conselhos municipais e estaduais de educação, conselhos tutelares e setores governamentais. Por meio dessa iniciativa, o MEC, idealizador do Plano, busca fortalecer as ações implementadas para garantir a qualidade da educação oferecida nas unidades de ensino público do país.

A palestra é aberta ao público. O local de realização tem capacidade para acomodar cerca de 120 participantes.  Informações: (19) 3794-3511/3512/3547 ou atendimento@compromissocampinas.org.br.

Serviço
Palestra sobre Mobilização Social pela Educação
Data: 23 de setembro
Horário: 18h30
Local: Auditório da Fundação FEAC (Rua Odila Santos de Souza Camargo, 34,  Jardim Brandina – Campinas/SP)

Programação

18h30 – Recepção e credenciamento
19h – Apresentação Linda Goulart
19h45 – Espaço para perguntas e respostas
20h15 – Encerramento

Sobre o Compromisso Campinas pela Educação (CCE)

Célula local do movimento nacional Todos Pela Educação, o CCE reúne os setores público, privado e Terceiro Setor a fim de qualificar a educação pública na cidade de Campinas.

A missão do Compromisso Campinas pela Educação, lançado em 2007, é melhorar substancialmente a performance escolar dos alunos das escolas públicas do ciclo básico (educação infantil + ensino fundamental + ensino médio) através de projetos e programas desenvolvidos e executados pelos três setores da sociedade.

O CCE tem cinco metas, compartilhadas com o Todos Pela Educação, a serem cumpridas até 2022. Confira:

1 - Todas as crianças e jovens de quatro a 17 anos estarão na escola
2 - Toda criança de oito anos saberá ler e escrever
3 - Todo aluno aprenderá o que é apropriado para sua série
4 - Todos os alunos vão concluir os ensinos Fundamental e Médio
5 - O investimento em Educação Básica será garantido e bem gerido

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Semana de Mobilização de Pindamonhangaba tem destaque na mídia

As atividades da Semana Municipal de Mobilização Social pela Educação de Pindamonhangaba (SP), que vêm sendo realizadas desde domingo, 19 de setembro, têm recebido destaque nas edições de jornais impressos e na programação de rádios de TV locais. Por meio de entrevistas com membros do Comitê de Mobilização e outras formas de divulgação, os mobilizadores do município têm incentivado o envolvimento de toda a comunidade em prol da melhoria do ensino oferecido nas escolas públicas.

Nesta terça-feira, 21 de setembro, a assessora especial do Ministério da Educação, Linda Goulart, e a mobilizadora Doris Bertolino foram entrevistadas em programa da Rádio Difusora AM. Na segunda-feira, 20, o professor João Moreno, foi entrevistado durante a programação da TV BandVale.

Ainda na noite desta terça-feira (21), Linda Goulart conduziu palestra sobre a Mobilização Social pela Educação, no auditório da Faculdade de Pindamonhangaba (FAPI). Durante a atividade foi prestada homenagem, oferecida pelos Comitê de Mobilização Social pela Educação de Pindamonhangaba, aos professores das redes públicas de ensino do município.

Veja no Blog do Comitê de Mobilização Social pela Educação de Pindamonhangaba o nome dos professores homenageados.

Acompanhe a divulgação da Semana Municipal de Mobilização Social pela Educação de Pindamonhangaba nos veículos de imprensa:

TV BAND VALE: Taubaté
Dia 20, segunda-feira
Horário: 8:30
Entrevistado: Prof. João Moreno.

TV NOVO TEMPO
Dia 21, terça-feira
Horário: 10:00
Entrevistada: Profª Linda Taranto M. Goulart.

DIFUSORA AM 1500
1) Dia 21, terça-feira
Jornalista Bruno Monteiro
Horário: 13:00
Entrevistadas: profª. Linda Goulart, Assessora do Ministro da Educação e Doris Bertolino.

2) Dia 22, quarta-feira
Jornalista: Bruno Monteiro
Horário: 13:00
Entrevistadas: secretária Bárbara e Gisele de Paiva, gerente estadual de ensino

RÁDIO METROPOLITANA, 101,9 fm (TAUBATÉ)
Dia 21, terça-feira
Jornalista: Júlio Teberga
Horário: 8:00 às 9:00
Entrevistado: Prof. João Moreno.

ÓTIMA FM, 94,5 fm
1) Dia 21, terça-feira
1.1 Jornalista Aline Bernardes.
Jornal da Ótima
Horário: das 8h às 8:30h
Entrevistada: Doris Bertolino.

1.2 Jornalista Aline Bernardes.
Horário: 10h
No ar na quarta-feira, dia 22, no Jornal da Ótima, das 8:00 às 8:30h
Entrevistado: Pastor Euclides Vaz Júnior.

3) Dia 23, quinta-feira
Vereador Dr. Isael Domingues
Horário: 15:30h
Irá ao ar na Sexta-feira, dia 24, no Jornal da Ótima, das 8:00 às 8:30h

PRINCESA 107.1 FM
1) Dia 21, terça-feira
Jornalista: Marcelo Santos.
HORÁRIO: 8h (Ao vivo)
Entrevistado: Pr. Sebastião Edivino - Igreja do Evangelho Quadrangular

2) Dia 23, quinta-feira
Jornalista: Marcelo Santos.
Horário: 8h (Ao vivo)
Entrevistado: Professor. Luis Otávio Palhari, diretor presidente Faculdade de Pindamonhangaba (FAPI)

JORNAL DA CIDADE
1) Semana de Educação propõe mobilização da sociedade em favor de Pinda

TRIBUNA DO NORTE
1) Semana da Mobilização pela Educação promove homenagens a professores
2) Semana da Mobilização Social pela Educação de Pindamonhangaba
3) Comitê de Educação realiza 2ª reunião em prol da Semana de Mobilização Social
4) Comitê de Educação se prepara para Semana de Mobilização Social

PINDAVALE (JORNAL ELETRÔNICO)
Fapi promove palestra em comemoração a Semana da Mobilização Social pela Educação


TV NT vale
Entrevista com Linda Goulart sobre Educação 


Foto: http://www.agoravale.com.br

Secretaria de Educação de Santo Antônio do Descoberto (GO) adere à Mobilização

A Secretaria Municipal de Educação de Santo Antônio do Descoberto, cidade goiana localizada no entorno do Distrito Federal, tornou-se parceira da Mobilização Social pela Educação. A adesão foi comunicada durante reunião entre membros do Comitê local de Mobilização Social pela Educação e o secretário municipal de Educação, Aldevir Martins da Silva Júnior. Realizado nesta terça-feira, 21 de setembro, no gabinete do secretário, o encontro contou com a participação dos membros da equipe da Mobilização do Ministério da Educação (MEC), Loide Medeiros e Otto Medina.

A adesão da gestão municipal da Educação à Mobilização resulta do convite feito ao poder público por membros do Comitê. Na reunião com o secretário, foram apresentadas informações sobre o Plano de Mobilização Social pela Educação e como este projeto tem sido desenvolvido em todo o País. O secretário tomou conhecimento, ainda, das iniciativas desenvolvidas por secretarias municipais e estaduais de Educação, entre outros órgãos públicos, na expansão da Mobilização em suas localidades e no incentivo à interação família-escola, para a melhoria do aproveitamento do ensino e conseqüente elevação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Ainda durante a reunião, foi agendado um próximo encontro entre os mobilizadores e o secretário, para o dia 29 de setembro, quando serão definidas as ações a serem implementadas na cidade com o objetivo de estimular o acompanhamento, por parte dos pais, na vida escolar dos alunos das escolas públicas.

Outra atividade a ser planejada no dia 29 é a Oficina de Formação de Mobilizadores que será realizada no município, sob coordenação do Comitê de Mobilização e com o apoio da Secretaria de Educação.

Lauro de Freitas (BA) programa Oficina de Formação de Mobilizadores

Com o objetivo de fortalecer a atuação dos mobilizadores locais, o Comitê de Mobilização Social pela Educação de Lauro de Freitas, município da região metropolitana de Salvador (BA), vem buscando patrocínio para a realização de Oficina de Formação de Mobilizadores Sociais pela Educação. O planejamento da atividade teve início com a reunião técnica do Comitê, promovida em 15 de setembro, na Secretaria Municipal de Saúde.

A reunião técnica contou com apresentações conduzidas pelos representantes da equipe de Mobilização no Ministério da Educação (MEC), Loide Medeiros e Otto Medina, que expuseram os principais desafios a serem enfrentados para a melhoria da qualidade do ensino público e forneceram orientações à atuação do Comitê, sugerindo atividades a serem implementadas na comunidade local.


As ações de conscientização das famílias a respeito da importância da participação dos pais na vida escolar dos filhos são desenvolvidas, em Lauro de Freitas, com o apoio de agentes comunitários de saúde e de representantes do projeto social Mulheres da Paz. Leia mais.

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Mobilizadores potiguares querem alcançar famílias de todo o estado

Envolver as famílias de alunos de redes públicas de ensino de todo o estado do Rio Grande do Norte no acompanhamento da vida escolar dos filhos, para a melhoria do aproveitamento do ensino, é o objetivo das atividades que têm sido desenvolvidas pelos mobilizadores sociais pela Educação da região metropolitana de Natal. E para incentivar a inserção de representantes de vários segmentos sociais e do poder público nestas ações, o Comitê de Mobilização local promoveu, no dia 17 de setembro, uma reunião técnica para divulgar a importância da interação família-escola.

O encontro foi realizado no Auditório Angélica Moura da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (SEEC), localizado no Centro Administrativo, em Natal. A atividade contou com participação de secretários municipais de Educação, funcionários da SEEC, profissionais da educação e da assistência social, gestores escolares, conselheiros tutelares, representantes de movimentos sociais, de organizações não governamentais e do segmento religioso.

Os participantes da reunião receberam informações da consultora MEC/OEI, Maisa Cardoso, a respeito da expansão do Plano de Mobilização Social pela Educação em todo o País e sobre a lógica de promoção da Mobilização que envolve representantes de segmentos sociais e de várias instâncias do poder público numa rede de proteção aos direitos de crianças e adolescentes, em especial, o direito de aprender.

A exposição também incluiu os instrumentos de apoio oferecidos pela equipe do Ministério da Educação (MEC) aos mobilizadores para o trabalho de conscientização das famílias. Os eventos de capacitação de mobilizadores, como oficinas e lançamentos do Plano de Mobilização, e a Cartilha Famílias, acompanhem a vida escolar dos seus filhos foram apresentados nesta etapa da reunião.

Para reforçar a importância da Mobilização da sociedade e das famílias em prol da melhoria da qualidade do ensino, foram divulgados, ainda, os sistemas de informações disponibilizados no Portal MEC para demonstrar a realidade do ensino oferecido nas escolas públicas do País. As metas traçadas para o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), em especial no Rio Grande do Norte, foram destacadas durante a reunião.

Os integrantes de comitês de Mobilização Social pela Educação da região metropolitana de Natal e os novos mobilizadores interessados em fazer parte desses grupos de trabalho foram orientados, ainda, sobre como podem elaborar seus planos de ações para atuação em conjunto. Para isso, receberam dicas sobre como mobilizar e conheceram alguns exemplos de boas práticas de mobilização social pela educação que vêm sendo desenvolvidas em diversas regiões do País.

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

ESTATUTO DE UMA CIDADE QUE EDUCA

Artigo I

Decreta-se Belo Horizonte cidade educadora,
Onde a a educação é feita por todos,
Para todos
E em todos os espaços da cidade.

Artigo II

Ficam estabelecidas como metas permanentes:
A aprendizagem,
A qualidade,
A autonomia.

Artigo III

Fica assegurado que os estudantes respeitarão seus educadores
E por eles serão respeitados.
E a confiança entre ambos será simples e cotidiana
Como o abraço e a esperança.

Artigo IV

Fica, definitivamente, reconhecido
Que todas as pessoas aprendem:

Cada qual no seu tempo,
Cada qual no seu ritmo.

E todos aprenderão na escola
Sobre justiça e solidariedade.

Parágrafo único

Cuidar, incentivar e orientar são atribuições permanentes dos responsáveis pelos estudantes.

Artigo V

Decreta-se
Que cada menino e cada menina serão bons companheiros
Na escola e na vida.

E ainda:
Que a amizade e a ternura são necessárias e imprescindíveis
como o compromisso e o bom desempenho.

Três coisas ficam proibidas:

Esquivar-se da tarefa de ensinar e aprender,
Silenciar-se perante a dúvida,
Faltar às aulas sem motivo justo.

Artigo VI

Por decreto irrevogável assegura-se
A aliança permanente entre a família, a escola e a comunidade..

Parágrafo único

Ninguém educa sozinho:
Toda uma aldeia é necessária para educar uma criança.

Artigo VII

Fica assegurado que a educação é um direito, causa permanente, compromisso de todos.

Pararafo único

As famílias acompanharão cotidianamente a vida escolar de seus filhos e realizarão ações de apoio
à escola e ao estudante.

Artigo final

Em homenagem ao grande mestre Paulo Freire,
Decreta-se 19 de setembro como dia da mobilização,
Da comunhão de esperanças e desafios
Por uma educação de qualidade
Feita por todos
E para todos.


Belo Horizonte, 19 de setembro

Texto de Antônio Souza para o
Comitê de Mobilização Social pela Educação de Belo Horizonte (MG)
inspirado n'Os Estatutos do Homem, de Thiago de Mello

Mensagem divulgada durante a comemoração do Dia Municipal de Mobilização Social pela Educação de BH

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Belo Horizonte (MG) realiza Dia Municipal de Mobilização

A capital mineira celebra, neste domingo, 19 de setembro, o Dia Municipal da Mobilização Social pela Educação na cidade. Estabelecido pela Lei Municipal nº 9.932 de 14/06/2010, o Dia da Mobilização em Belo Horizonte será realizado com o apoio de representantes da Secretaria Municipal de Educação, da organização missionária Missão Paz, da Secretaria Municipal da Administração Regional de Venda Nova e da Comissão de Mães e Pais desta Regional.

Entre as atividades do Dia de Mobilização, membros do Comitê de Mobilização de Belo Horizonte apresentarão à comunidade o Plano de Mobilização Social pela Educação, incentivando as famílias presentes a participarem da vida escolar dos filhos e contribuírem, dessa forma, para a melhoria do aproveitamento do ensino. O evento contará, ainda, com apresentações culturais de alunos da Escola Estadual Santos Dumont e leitura do Estatuto de uma cidade que educa, elaborado pelos mobilizadores locais.

Para dar início à discussão sobre a Educação na capital mineira, no sábado, 18 de setembro, a Câmara Municipal de Belo Horizonte sediará o Seminário de Gestão Democrática sobre o tema “Colegiados Escolares: participar faz muita diferença”. O debate contará com a participação da assessora especial do Ministério da Educação, Linda Goulart, além da secretária municipal de Educação de BH, Macaé Maria Evaristo, da presidente interina do Conselho Municipal de Educação de Belo Horizonte, Ana Cláudia Figueiredo Brasil Silva Melo, do vereador Arnaldo Godoy e da representante da Diretoria de Fortalecimento e Gestão da Educação do MEC, Maria Luíza Martins Aléssio.

O Dia de Mobilização em Belo Horizonte foi divulgado pelo Jornal do Ônibus, que é afixado em todos os ônibus que circulam pela cidade. A edição do mês de setembro deu destaque ao evento. Confira aqui.

Acesse o conteúdo da lei que institui o Dia de Mobilização Social pela Educação em Belo Horizonte e o convite com a programação completa do evento.

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Mobilização no Rio Grande do Norte ganha reforços

Membros da Secretaria de Estado da Educação e Cultura do Rio Grande do Norte (SEEC), representantes do segmento religioso e de setores organizados da sociedade, além de pais de alunos que têm atuado como mobilizadores vão participar, nesta sexta-feira, 17 de setembro, de reunião técnica do Comitê de Mobilização de Natal. O encontro tem como objetivo oferecer orientação para que os mobilizadores locais ampliem sua atuação no estado.

Durante a reunião, que contará com a participação da consultora MEC/OEI, Maisa Cardoso, os membros do Comitê de Natal também vão expor as atividades que vêm desenvolvendo para ampliar a Mobilização em todo o estado. Entre os resultados desse trabalho, o Comitê conquistou o apoio da empresa Miranda Computação, que patrocinará a impressão de quatro mil exemplares da cartilha Famílias, acompanhem a vida escolar dos seus filhos. A publicação será utilizada pelos mobilizadores em atividades realizadas com o intuito de estimular os pais a se envolverem na trajetória escolar dos filhos.

As cartilhas serão utilizadas para subsidiar atividades junto às famílias da capital e do interior. De acordo com a mobilizadora Ione Campos Freitas, metade dos exemplares impressos será utilizada pela própria empresa patrocinadora em suas ações. A outra parte será destinada às atividades desenvolvidas pelo Comitê. A mobilizadora explica que uma próxima remessa de Cartilhas deverá servir de apoio aos trabalhos junto à comunidade escolar do município de Taipu (RN).

O Comitê de Natal também tem acompanhado, na Assembleia Legislativa, a tramitação do Projeto de Lei que deverá instituir, anualmente, a semana do dia 19 de setembro como a Semana Estadual da Mobilização Social pela Educação. Se aprovada, a legislação deverá fortalecer as ações que vem sendo desenvolvidas junto às famílias de alunos das escolas da rede estadual e que têm como intuito conscientizar os pais sobre a importância da participação na vida escolar dos filhos, para a melhoria do aproveitamento do ensino. Essas iniciativas vão merecer atenção especial nas localidades que ainda não foram integradas à Mobilização.

Acesse aqui o Projeto de Lei sobre a Semana Estadual de Mobilização Social pela Educação no Rio Grande do Norte.

Com informações de Ione Campos Freitas, mobilizadora em Rio Grande do Norte.

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Semana de Mobilização Social pela Educação

Pindamonhangaba envolve comunidade no calendário festivo

É intensa a programação prevista para a Semana de Mobilização Social pela Educação que o município paulista de Pindamonhangaba deverá comemorar a partir do próximo domingo (19), até o dia 25 de setembro.

Preparado pelos integrantes do Comitê de Mobilização Social pela Educação da cidade, o calendário de atividades deverá envolver toda a comunidade em ações de divulgação sobre a importância do acompanhamento, por parte das famílias, na vida escolar dos alunos de unidades de ensino públicas. Essas iniciativas têm como finalidade conquistar melhorias no aproveitamento do ensino e, como conseqüência, elevar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) local.

Para reforçar a divulgação sobre o tema, o Comitê de Pindamonhangaba tem conquistado importante apoio dos veículos de comunicação locais e regionais. A Semana de Mobilização Social pela Educação já foi tratada em edições do Jornal Tribuna do Norte e terá espaço na programação da Rádio Difusora e da TV Band Vale.

Os 10 mil exemplares da publicação elaborada pelos mobilizadores locais a partir do conteúdo da cartilha Famílias, acompanhem a vida escolar dos seus filhos, impressos com o patrocínio da Faculdade de Pindamonhangaba (FAPI), serão distribuídos nesta sexta-feira, 17 de setembro, aos mobilizadores que desejem atuar, durante a Semana de Mobilização, em igrejas, escolas e outros locais de grande circulação no município. A distribuição aos mobilizadores terá início às 16h, na Assembleia de Deus Madureira, localizada na rua Dr. Campos Sales, 350, próximo ao bondinho de Pindamonhangaba.

Confira aqui a cartilha a ser utilizada na Semana de Mobilização em Pindamonhangaba.


Acompanhe as atividades da Semana de Mobilização Social pela Educação de Pindamonhangaba:

19 de setembro:
Escola para pais
Local: Igreja Assembleia de Deus Belém
Período matutino

20 de setembro:
Homenagem da Câmara Municipal ao Comitê de Mobilização Social pela Educação de Pindamonhangaba
Local: Câmara Municipal
Horário: 19h

21 de setembro:
- Homenagem aos professores de Pindamonhangaba
- Palestra sobre Mobilização Social pela Educação - assessora especial do Ministério da Educação, Linda Goulart
Local: Auditório da FAPI
Horário: 19:30h

24 de setembro:
Palestra sobre a importância do envolvimento dos pais na trajetória escolar dos filhos - pastor Sebastião Edivino
Local: Igreja do Evangelho Quadrangular

Leia mais
Com informações do professor João Moreno, representante do Comitê de Mobilização Social pela Educação de Pindamonhangaba

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Você já realizou seu cadastro para receber as novidades sobre a Mobilização?

Cadastre-se agora no Blog da Mobilização Social pela Educação. É fácil!

Acesse aqui as orientações para realizar seu cadastro e fique sabendo, periodicamente, como a Mobilização vem sendo desenvolvida em diversas localidades do País e como esse trabalho vem conquistando, a cada dia, a adesão de novos mobilizadores.

Fique sabendo, ainda, como as famílias de alunos de escolas públicas vêm sendo sensibilizadas a respeito d
a importância da participação dos pais na vida escolar dos filhos para a melhoria do aproveitamento do ensino.

Localize na area à esquerda do Blog da Mobilização o menu "Receba as novidades da mobilização" e realize o seu cadastro. Em caso de dúvida, contate a equipe da Mobilização (mobilizacaosocial@mec.gov.br).

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Jaú adota nova cartilha da Mobilização em ações no município

Membros do Comitê de Mobilização Social pela Educação do município paulista de Jaú têm adotado a nova cartilha Famílias, acompanhem a vida escolar dos seus filhos nas ações de conscientização da comunidade escolar a respeito da importância do envolvimento dos pais na trajetória escolar dos filhos. A cartilha em versão eletrônica tem sido apresentada em atividades que são direcionadas a pais de alunos e profissionais da educação e que contam com a participação de representantes de diversos segmentos da sociedade.

Essas e outras atividades foram definidas pelo Comitê durante a segunda reunião que o grupo promoveu, no dia 4 de agosto, para elaborar seu Plano de Ação. De acordo com esse planejamento, os mobilizadores deram início a ações focadas em um bairro da cidade para, posteriormente, estenderem as atividades a todo o município.

Ainda como resultado dessa reunião, os mobilizadores inseriram a divulgação sobre a Mobilização Social pela Educação na programação da Exposição Agropecuária Expo Jaú, realizada de 6 a 15 de agosto.

Os integrantes do Comitê também expuseram a versão eletrônica da cartilha à comunidade da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Mário Romeu Pelegrino, no dia 14 de agosto. Esta divulgação foi realizada durante evento de lançamento de projeto do governo municipal que desloca ações sociais e serviços essenciais para os bairros da cidade.

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Capivari de Baixo (SC) aprova lei que institui Dia Municipal de Mobilização

Os mobilizadores do município catarinense de Capivari de Baixo divulgaram, durante o desfile cívico de 7 de setembro, a aprovação da Lei nº 1336/2010, que estabelece a data de 19 de setembro como o Dia de Mobilização Social pela Educação na cidade. A exposição foi realizada por cerca de 400 educadores, que trajaram a camiseta da Mobilização confeccionada por iniciativa da Secretaria Municipal de Educação.

Sancionada pelo prefeito Luiz Carlos Brunel Alves no dia 1º de setembro, a legislação tem como objetivos inserir a Mobilização Social pela Educação no calendário oficial de datas comemorativas do município e incentivar a realização de atividades que estimulem os pais a se envolverem no cotidiano escolar dos filhos. O dia 19 de setembro foi escolhido pelos mobilizadores do município catarinense em homenagem ao aniversário do educador Paulo Freire.

A Lei deve reforçar as ações de Mobilização desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Educação de Capivari de Baixo, que vem realizando, periodicamente, atividades de conscientização das famílias sobre a importância da participação dos pais na vida escolar dos filhos. Uma dessas ações foi promovida em 10 de abril deste ano. Leia mais.


Acesse aqui o arquivo da Lei nº 1336/2010, que institui o Dia da Mobilização Social pela Educação em Capivari de Baixo. O conteúdo desta legislação é disponibilizado no site http://www.leismunicipais.com.br/.

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Jaraguá do Sul (SC) incentiva interação escola-família para elevar o Ideb

Com o objetivo de incentivar a participação das famílias e da comunidade nas atividades promovidas em Jaraguá do Sul, em Santa Catarina, com a finalidade de elevar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) local, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC) aproveitou o desfile cívico militar do dia 07 de setembro para expor as ações que vêm empreendendo para melhorar a qualidade do ensino oferecido nas escolas do município.


Uma das iniciativas da Secretaria para melhorar o Ideb local tem sido a participação de professoras-articuladoras na reunião bimestral de planejamento pedagógico em todas as escolas da cidade. A mais recente ocorreu no final do mês de agosto. Por meio da orientação dessas professoras, a Secretaria tem incentivado a formação continuada dos profissionais da educação.


Nessas e em outras atividades, a SEMEC tem destacado a importância da participação da família, além representantes de setores organizados da sociedade e de órgãos públicos em ações que tenham como objetivo elevar a qualidade do ensino público. Também tem ressaltado a importância do estímulo à participação dos pais na vida escolar dos filhos para a melhoria do aproveitamento do ensino e conseqüente elevação do Ideb.

Mobilização é inserida na pauta de Encontro da Undime/SC

O balanço dessas ações foi exposto, ainda, pela Secretaria Municipal de Educação de Jaraguá do Sul, durante o Encontro Regional da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação de Santa Catarina (UNDIME-SC) realizado na cidade, no dia 23 de agosto. A Mobilização Social pela Educação foi discutida pelos participantes do evento que reuniu cerca de 150 secretários municipais de Educação de cidades das regiões adjacentes a Jaraguá do Sul, Joinville e Blumenau.

Durante o Encontro, a assessora especial do Ministério da Educação, Linda Goulart, ministrou palestra sobre o Plano de Mobilização Social pela Educação, ressaltando a importância da interação escola-família e da participação dos pais na trajetória escolar dos filhos como formas de contribuição à melhoria de indicadores como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Além dos dirigentes municipais de educação, o evento contou com a participação de representantes da Associação dos Municípios do Vale do Itapocu (AMVALI), Associação dos Municípios do Planalto Norte Catarinense (AMPLANORTE), Associação de Municípios do Nordeste de Santa Catarina (AMUNESC), Associação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí (AMFRI) e Associação dos Municípios do Alto Vale do Itajaí (AMAVI) e da Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (AMMVI).

Acesse aqui o conteúdo da apresentação da Secretaria Municipal de Educação de Jaraguá do Sul no Encontro Regional da Undime-SC.

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Mobilização envolve professores e diretores de escolas do Maranhão

Profissionais da educação pública que atuam no estado do Maranhão têm sido alcançados pela mensagem sobre a Mobilização Social pela Educação. O envolvimento de professores, diretores e demais educadores com o tema tem sido incentivado pela mobilizadora do município de Santa Inês, Linete de Jesus Colares Nogueira, que reforçou suas atividades no último mês de agosto.

No dia 06 de agosto, a mobilizadora promoveu um encontro com professores do Programa Brasil Alfabetizado. A atividade foi realizada no município de Bom Jardim (MA), onde os educadores foram convidados a participar das ações promovidas na região referentes ao Plano de Mobilização Social pela Educação.

No município de Satubinha, a mobilizadora promoveu reunião, no dia 05 de agosto, com professores e membros da direção do Centro de Ensino do Estado de Sergipe. Como desdobramento dessa atividade, os educadores programam realizar um encontro com os pais dos alunos para incentivar o acompanhamento, por parte das famílias, na vida escolar dos estudantes. A iniciativa tem como finalidade melhorar o aproveitamento do ensino.

No dia 02 de agosto, a Mobilização Social pela Educação foi tema da reunião promovida pela mobilizadora com professores do povoado de Areias, no município de Monção. Nesta localidade, a atividade também serviu de estímulo para que os educadores programassem outra atividade que deverá ser direcionada aos pais dos estudantes.

Com informações da mobilizadora de Santa Inês (MA), Linete de Jesus Colares Nogueira.

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Mobilizadores participam de Fórum de Educação no Rio de Janeiro

A Câmara Municipal do Rio de Janeiro sedia, no dia 13 de setembro, o 6º Fórum de Educação, que reunirá, além dos membros do Comitê Rio, educadores da rede pública e membros da Representação do Ministério da Educação no Rio de Janeiro (REMEC/RJ). A atividade, que tem como objetivo discutir e planejar novos caminhos para a Educação no município, será realizada no auditório da Câmara Municipal, às 18h.

Durante o evento, a professora da Universidade Federal Fluminense (UFF), Dra. Maria Teresa Esteban, e as representantes da REMEC/RJ, Márcia Cadinha e Sandra Ribeiro, conduzirão mesa redonda sobre o tema “Avaliação emancipadora para além da exatidão dos números”. Os integrantes do Comitê de Mobilização que atuam na capital fluminense e municípios vizinhos vêm auxiliando na divulgação do Fórum e devem inserir a Mobilização Social pela Educação na pauta do encontro.

Serviço

6º Fórum de Educação do Rio de Janeiro (RJ)
Data: Segunda-feira, 13 de setembro de 2010
Local: Auditório da Câmara Municipal do Rio de Janeiro
Horário: 18h

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Santo Antônio do Descoberto (GO) promove reunião do Comitê de Mobilização

Membros do Comitê de Mobilização Social pela Educação de Santo Antônio do Descoberto, município goiano localizado no entorno do Distrito Federal, estiveram reunidos na manhã desta sexta-feira, 03 de setembro, para elaborar o plano de trabalho do grupo. A primeira atividade definida por esses mobilizadores é a reunião agendada para o dia 21 de setembro, com o secretário Municipal de Educação.

A meta dos integrantes do Comitê é envolver os gestores da educação pública local em ações de incentivo à interação escola-família, com vista à melhoria do aproveitamento do ensino. Para isso, vão expor ao secretário informações sobre a Mobilização Social pela Educação que vem sendo desenvolvida em todo o País com o objetivo de elevar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

O Comitê de Santo Antônio do Descoberto também prepara uma reunião ampliada, a ser realizada até o mês de outubro, e que deverá contar com a participação de representantes de diversos segmentos sociais e religiosos, além de gestores e profissionais da educação, com a finalidade de envolver a comunidade local nas atividades da Mobilização Social pela Educação.

No mês de junho, integrantes do Comitê de Santo Antônio do Descoberto promoveram reuniões com as famílias de alunos dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) Cecília Meireles e Maria Honória. Durante esses encontros, pais e mães foram conscientizados a respeito da importância do acompanhamento da vida escolar dos filhos.

Com informações de Loiane Medeiros de Oliveira Silva, representante do Comitê de Mobilização Social pela Educação de Santo Antônio do Descoberto

Periquito (MG) realiza Encontro sobre Mobilização

A Secretaria Municipal de Educação de Periquito, em Minas Gerais, convidou as famílias de alunos matriculados nas escolas da rede para participarem do Encontro de Mobilização Social pela Educação, realizado no dia 8 de julho. A atividade, que contou com a presença da assessora especial do Ministério da Educação, Linda Goulart, e do prefeito do município, Luís Reis de Andrade, marcou também a inauguração do Centro Municipal de Educação Infantil (CEMEI) de Periquito.

Reunidos no CEMEI, os participantes do Encontro receberam, durante a palestra proferida por Linda Goulart, informações sobre a Educação Básica no Brasil e sobre como podem contribuir para a melhoria da qualidade do ensino oferecido nas escolas públicas. Nesse contexto, a participação efetiva dos pais na trajetória escolar dos filhos foi destacada como elemento fundamental para garantir maior aproveitamento do ensino e, como consequência, elevar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) no País.

Além da palestra sobre a Mobilização Social pela Educação e da cerimônia de inauguração do CEMEI, a programação do evento incluiu apresentações culturais realizadas pelos alunos das escolas municipais.

Acesse aqui mais imagens do Encontro de Mobilização em Periquito (MG).

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Mobilizadores de Bauru iniciam planejamento de ações para 2011

Violência escolar; condições socioeconômicas e familiares de crianças e adolescentes de escolas estaduais e municipais; alunos sem respeito a limites; e os limites de ação para o professor foram temas tratados durante a reunião dos membros o Comitê de Mobilização Social pela Educação de Bauru, atividade realizada nesta quarta-feira, 01 de setembro.

A busca por alternativas para o comportamento por parte dos profissionais da educação diante de obstáculos relacionados a esses temas, além das formas de incentivo à colaboração das famílias no processo de melhoria do aproveitamento do ensino também integraram a pauta da reunião do Comitê e permearam o planejamento das ações que o grupo deve continuar promovendo neste segundo semestre de 2010 e ao longo do ano de 2011, com o objetivo de elevar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) na região.

Para reforçar a realização dessas atividades, o Comitê tem buscado parcerias locais para custeio da impressão de exemplares da cartilha Famílias, acompanhem a vida escolar dos seus filhos, material que será distribuído aos pais e mães de alunos das escolas públicas locais.

A reunião contou com participação da supervisora da Diretoria de Ensino de Bauru, Júlia Fátima Souza João; da assessora da Secretaria Municipal da Educação de Bauru, Rayra de Carvalho Costa César Pinto; do representante da Associação de Moradores do Jardim Pagani, da Escola de Pais e do Conselho Municipal da Educação de Bauru, Gilmar de Carvalho; do representando a Universidade do Sagrado Coração, Marcos Crepaldi; e das integrantes do Comitê de Bauru, Paula Loureiro e Rosimeire de Freitas Roveda.

Entre as ações inseridas no plano de trabalho do comitê constam o fortalecimento e a efetivação dos conselhos escolares; a continuidade de divulgação da cartilha; a parceria com representantes de segmentos sociais e religiosos, de órgãos públicos; de empresas, e de entidades como o SESI, o SENAI e o Centro Integrado de atenção a vítimas de violência (CIAVI); a busca pela instituição do Dia Municipal de Mobilização Social pela Educação; e a divulgação da Mobilização em veículos de comunicação.

Durante o balanço das atividades mais recentes promovidas pelo Comitê ou que contaram com a participação de seus membros, foram lembradas a atividade de formação de Mobilizadores realizada em Presidente Prudente e a divulgação da cartilha às famílias assistidas pelas Conferências da Sociedade São Vicente de Paulo, no dia 28 de agosto, na Paróquia São Cristóvão de Bauru.

Com informações de Rosimeire de Freitas Roveda - Mobilizadora de Bauru e Região.

Belém (PA) promove Oficina de Formação de Mobilizadores

O Comitê de Mobilização da capital paraense, Belém, promoveu, nos dias 17 e 18 de agosto, a II Oficina de Formação de Mobilizadores Sociais pela Educação na cidade. Patrocinada pela Secretaria de Estado de Educação do Pará (Seduc), a Oficina reuniu, no auditório da Secretaria de Governo do Pará (SEGOV), representantes das Unidades Seduc na Escola (USE) e Unidades Regionais de Ensino (URE), responsáveis pela coordenação e pelo assessoramento de escolas estaduais da capital e de municípios do interior.

A USE 04 também ofereceu apoiou ao Comitê na organização da Oficina. A Unidade é a área da Seduc responsável pela coordenação de 18 escolas em cinco bairros de Belém e providenciou a impressão de 160 exemplares da cartilha Famílias, Acompanhem a vida escolar dos seus filhos para serem utilizadas pelos participantes da Oficina. A Editora Paulinas, por sua vez, contribuiu com a doação de pastas personalizadas, nas quais as cartilhas foram distribuídas.

A mesa de abertura da atividade foi composta pela secretária adjunta de ensino do estado do Pará, Ana Lúcia Lima, pelo gestor da USE 04, Messiano Ramos, por membros do Comitê de Belém, reverendo Marcos Souza, Gleisiane Vilhena e Jackson Oliveira, além do consultor MEC/OEI, Sérgio Maia, que foi o palestrante da Oficina.

Durante o evento, o consultor Sérgio Maia, o reverendo Marcos e o gestor Messiano Ramos apresentaram o Plano de Mobilização Social pela Educação aos participantes. O consultor ainda expôs dados sobre a Educação Básica no Brasil e orientou os mobilizadores a acompanharem, pelo site do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), a aplicação dos recursos destinados à educação pública no município. Os participantes também foram incentivados a tomarem conhecimento sobre as informações divulgadas no Blog da Mobilização.

Após serem orientados a consultarem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) das escolas da região, os mobilizadores deliberaram sobre as ações que podem ser desenvolvidas junto à comunidade escolar para a melhoria do indicador. A partir das informações recebidas na Oficina, os participantes montaram um Plano de Ação com os objetivos de ampliar e consolidar a atuação do Comitê, apontando as localidades em que as ações de Mobilização precisam ser intensificadas.


Neste segundo semestre, os mobilizadores do Pará programam conquistar novos parceiros, como empresas locais, a representação da Ordem dos Advogados do Brasil no estado, a Pastoral da Família o Ministério Público e a Assembleia Legislativa. Os membros do Comitê também planejam incluir o Dia da Mobilização Social pela Educação no calendário oficial de datas comemorativas da capital Belém e de todo o estado, além de inserir mensagens nos contracheques de servidores públicos do estado e de promover outras oficinas de formação de mobilizadores nos municípios paraenses.

Os mobilizadores também têm buscado espaço para divulgação da mensagem da cartilha Famílias, Acompanhem a vida escolar dos seus filhos junto a jornais, rádios e TVs locais, de modo a dar maior visibilidade ao Plano de Mobilização Social pela Educação.



Com informações de Gerusa Furtado, membro do Comitê de Mobilização do estado do Pará.

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Comitê de Bauru realiza planejamento de atividades

Membros do Comitê de Mobilização Social pela Educação de Bauru, no estado de São Paulo, reúnem-se nesta quarta-feira, 1º de setembro, para iniciar o planejamento das ações que serão realizadas pelo grupo em 2011. Esses mobilizadores vão definir as atividades que darão continuidade ao trabalho já desenvolvido na região de sensibilização das famílias para a importância da participação dos pais na vida escolar dos filhos.

O Comitê também deverá realizar um balanço das ações promovidas desde o ano de 2008, quando o Ministério da Educação (MEC) lançou o Plano de Mobilização Social pela Educação. Os mobilizadores ainda vão discutir as possibilidades de patrocínio para impressão de exemplares da cartilha Famílias, acompanhem a vida escolar dos seus filhos.


A participação de membros do Conselho Tutelar nas ações de Mobilização Social pela Educação também integra a pauta da reunião.

Serviço: Reunião do Comitê de Mobilização Social pela Educação de Bauru
Dia: 01/09/2010
Horário: 20h
Local: R. Felicio Soubihe 2-65, Jd Planalto, Bauru/SP (próximo ao Bauru Shopping Center, uma rua antes do Flipper Lanches, paralela)
Pauta: Avanços da mobilização em Bauru e Região (Presidente Prudente e Araçatuba).
Últimas notícias do MEC.
Cartilhas, patrocínio.
Idéias para o planejamento de 2011.
Conselho tutelar.
Agenda das próximas atividades do Comitê.

Com informações de Rosimeire de Freitas Roveda - Mobilizadora de Bauru e Região.